
Amazonas é o estado do Brasil com o maior território e o décimo sexto maior do mundo. Fica localizado na região Norte e é a segunda região mais populosa do país. O Amazonas é um estado conhecido mundialmente devido à sua biodiversidade, ecossistemas e riqueza da fauna e flora. Mesmo aqueles que nunca visitaram Amazonas, já ouviram falar, pois a Amazônia trata-se de uma das sete maravilhas da natureza e 60% do seu território se encontra no Brasil. Acompanhe destinos e belezas naturais encantadas para visitar na Amazonas!
Muitos são os balneários da região, banhados pelo Rio Amazonas que atraem turistas, sendo o mais concorrido o Balneário do Lira com águas naturais para adultos e crianças, parques, igarapés, bem como toda uma infra-estrutura de lazer. Os balneários do Rio Mapiá e Puxurizal também não ficam para trás, com lindas paisagens de mata rústica.
Visitar Amazonas é não apreciar o encontro do Rio Negro e Solimões é um verdadeiro pecado. Esse encontro de rios é bem conhecido, em que os dois rios correm lado a lado por 6 km sem que as águas se misturem. Aproveite para fazer um passeio de canoa pelos igarapés, observação de répteis e plantas, bem como o trekking na mata.
Em Parintins estão passeios revigorantes em meio à natureza. Você pode se banhar no Rio Uiacurapá e passear ou realizar esportes náuticos no Lago Macurany. Para apreciar as praias que
são formadas pelas vazantes dos rios deve-se ir a partir de agosto. Já nos outros meses, a pesca é a principal atividade.
Região propícia para se divertir em cachoeiras e balneários, sendo a Cachoeira do Soval a mais procurada com quatro metros de queda d’água. Algumas trilhas levam a essas cachoeiras, mas é necessária autorização para entrada, pois fica situada em território militar.
Possui praias fluviais, cachoeiras, areias brancas e é o local que dá acesso ao Pico das Neblinas, ponto mais alto do Brasil com mais de três mil metros de altura. No Parque Nacional do Pico das Neblinas, pode-se visitar outros picos e a Reserva Biológica Morro dos Seis Lagos com formação de espelhos d’água. Não deixe de visitar também a Serra da Bela Adormecida com lindas montanhas e o morro da Boa Esperança.
Fonte: http://belezasnaturais.com.br
A culinária paraense possui grande influência indígena. Os elementos encontrados na região, formam a base de seus pratos, o que deixa os gourmets maravilhados pela alquimia utilizada na produção destes pratos exóticos. Os nomes dos pratos são tão exóticos quanto seu sabor, já que são de origem indígena.
O Pará apresenta mais de uma centena de espécies comestíveis, são as denominadas frutas regionais, e em muitas vezes apresentando um exótico sabor para as suas sobremesas.
Amapá (pronúncia em português: /ɐmɐˈpa/) é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado a nordeste da Região Norte, no Platô das Guianas. O seu território é de 142.828,521 km², o que o torna o 18º maior estado do Brasil. É limitado pelo estado do Pará, a oeste e sul; pela Guiana Francesa, a norte; pelo Oceano Atlântico a nordeste; pela foz do Rio Amazonas, a leste; e pelo Suriname, a noroeste.
O Amapá foi desmembrado do estado do Pará em 1943, quando foi criado o Território Federal do Amapá (TFA). Permaneceu nesta condição até 1988, quando a atual Constituição Federal o elevou a estado da Federação. Na bandeira do Brasil, o Amapá é representado pela estrela β de Cão Maior. Macapá, que era a capital do extinto Território Federal do Amapá desde 1944, é a atual capital e maior cidade do estado, sendo sede da Região Metropolitana de Macapá, formada por Macapá, Santana e Mazagão. Outras importantes cidades são Laranjal do Jari, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari e Porto Grande.
De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população era de 829 494 habitantes em 2018. Quanto aos indicadores sociais, o Amapá possui a 14ª menor incidência de pobreza, a 07ª menor taxa de analfabetismo e o 15º maior PIB per capita do país. No entanto, o estado apresentou em 2010, a 3ª maior taxa de mortalidade infantil entre os estados brasileiros.
Comentários